terça-feira, 8 de novembro de 2011

2.1 O modelo dos três círculos

Modelo de três Círculos da Empresa Famíliar
Fonte: Livro de Geração para geração 2003

Conforme escrevem Bernhoeft e Gallo “o modelo de três círculos descreve o sistema da empresa familiar como três subsistemas independentes, mas superpostos: gestão, propriedade e família”.
Dentro destes três círculos existem sete setores, onde pode ser colocada qualquer uma das pessoas que compõem a empresa familiar.
Em um dos três círculos situam-se somente os membros da família (setor 1). No outro estão às pessoas que trabalham na empresa (setor 3) e no último os proprietários (setor 2).
Os membros da família ficam situados no círculo inferior esquerdo e compreendem entre as pessoas da família que trabalham (setor 6) ou não na empresa e que podem ser proprietárias (setor 4).
Existem também as pessoas que ficam localizadas no círculo inferior direito que não são membros da família, mas ocupam cargos dentro da empresa podendo ser proprietárias (setor 5).
Por fim estão os proprietários no círculo superior que podem ser da família ou serem funcionários da empresa (setor 7), porém existem sócios e acionistas que são somente investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário