terça-feira, 8 de novembro de 2011

4.1 Eixo Família

Neste item apresentaremos o eixo da família seguindo a teoria tridimensional da empresa, os seguintes estágios estão presentes: Jovem família empresária, entrada na empresa, trabalho conjunto e passagem do bastão. Também está neste capítulo o genograma familiar.

  • Jovem família empresária
Por volta de 30 anos de idade os irmãos Firmino e Dary Cioccari oriundos de uma família de imigrantes italianos formaram uma sociedade. Ambos casados procuravam se estabelecer em alguma área agrícola para o plantio de trigo. Como eram muito unidos levaram suas famílias para morar juntos e o objetivo de conseguir trabalhar e crescer para criar e educar os filhos fez com que se unissem cada vez mais. As dificuldades eram muitas, pouco capital, falta de máquinas e mão-de-obra escassa, mas o espírito empreendedor e a vontade de vencer na vida levaram-lhes a lutar e conseguir resultados positivos. Eles precisavam muito um do outro já que as aptidões se completavam, um com ótimo tino comercial e o outro com uma intensa força de trabalho. Neste inicio, a parceria das esposas entendendo a luta dos maridos e acompanhando em todas as dificuldades, foi decisiva para o sucesso da sociedade.
Plantaram trigo por quatro anos e conseguiram adquirir uma área onde descobriram uma jazida de calcário. A partir daí começaram a produção de cal para a construção civil, dando início a empresa FIDA, cujo nome é a união das primeiras sílabas de seus nomes.
           
  • Entrada na Empresa
Permaneceram produzindo cal por 17 anos, após iniciaram com a produção de calcário agrícola, em 1971. Dois anos depois houve a entrada do primeiro filho de Dary, Reni Cioccari, que trabalhou na gerência financeira por dois anos e faleceu num trágico acidente em 1975.
Em 1981 se deu a entrada do segundo filho de Dary na empresa, Irani Cioccari, também ocupando a gerência financeira. Logo depois em 1983 a entrada do primeiro filho de Firmino, Paulo Cioccari, desempenhando o cargo de gerente industrial, nesta época Firmino já se afasta da administração da empresa, se tornando conselheiro.

  • Trabalho Conjunto
Como a empresa tinha uma formação muito íntima, as decisões sempre foram tomadas com a participação de todos os membros familiares (diretores e gerentes).
Nesta empresa as gerações nunca ocuparam cargos de mesma hierarquia administrativa na mesma época, somente após o afastamento de Dary a nova geração passou a ocupar os cargos de diretores.

  • Passagem do bastão
Dary abdicou de cargo administrativo no começo dos anos noventa, tendo permanecido como conselheiro até os dias de hoje, com 86 anos. Com isso a segunda geração passou a ocupar os cargos de diretores: Paulo como diretor operacional e Irani como diretor financeiro.

  • Genograma
Aqui apresentamos os membros da família Cioccari, representado todos os membros da família até a segunda geração sendo eles sócios ou apenas herdeiros.

Genograma da Empresa Famíliar FIDA
Fonte: Os autores 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário