Neste capítulo apresentamos o eixo propriedade e seus estágios, que são: Proprietário controlador, sociedade entre irmãos e consórcio de primos.
- Proprietário controlador
A empresa não passou por essa situação já que foi fundada por dois sócios com participação igualitária.
- Sociedade entre irmãos
A empresa teve início em 1954 com a sociedade entre dois irmãos, cada um com 50% e os dois sendo diretores, Dary diretor financeiro e Firmino diretor operacional. Começaram com o capital adquirido nas safras agrícolas e sempre investiram todos os lucros visando o crescimento e a saúde financeira da empresa.
Em função de legislação os sócios foram aconselhados a incluírem as esposas como sócias, tendo passado 1% da empresa para cada uma.
Era sonho dos proprietários que os filhos seguissem a empresa, até porque com o crescimento que haviam atingido necessitavam de pessoas com formação acadêmica para instituir técnicas mais avançadas de administração. Procuraram direcionar a educação dos filhos nesta direção.
- Consórcio de primos
Os irmãos fundadores decidiram passar 8% para cada um dos filhos que ocupam os cargos de diretoria, visando à continuação da administração familiar da empresa. Cada sócio fundador tem quatro filhos sendo futuros herdeiros de partes iguais do espólio de cada um.
Na ocasião da inclusão dos filhos, Paulo e Irani como sócios foi redigido novo contrato social para a empresa, constando a nova formação societária.
Com o falecimento de Firmino no ano de 2006, 50% da sua participação ficou para sua esposa e o restante foi dividido entre seus quatro filhos.
Dary, ainda vivo, retém toda sua percentagem na empresa, 41%, sendo assim sócio majoritário.
A empresa fornece a seus acionistas anualmente prestação de contas e envia relatórios mensais de operações.
É intenção dos diretores formar um conselho de acionistas para facilitar a relação e a administração da organização.
No momento a empresa não possui plano sucessório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário