Aqui descrevemos o eixo empresa, que contém os seguintes estágios: O inicio, a expansão/formalização e a maturidade.
- O início
O início foi marcado por grandes dificuldades, já que o ramo de produção de cal necessitava de grandes investimentos para acompanhar a concorrência que era forte e já estabelecida no mercado. Os sócios contavam apenas com capital próprio que era restrito e provinham das plantações.
Como citamos anteriormente os sócios não mediam esforços para atingir seus objetivos, sendo assim, trabalhavam em vários setores da empresa e assim conseguiram expandir as vendas conquistando o mercado da capital.
- Expansão/Formalização
Com o crescimento da empresa no mercado da cal os sócios já começaram a industrialização do calcário agrícola, visando este setor que era muito explorado na região, em vista de grandes jazidas no município de Caçapava do Sul, onde hoje se produz 85% do calcário gaúcho.
A partir da entrada dos filhos na empresa foi feita a formalização do setor administrativo. Anos depois o investimento em novas tecnologias resultou na criação de mais um produto: a argamassa industrializada para a construção civil, transformando-se no principal produto da empresa, sendo hoje líder no mercado gaúcho.
Todo o investimento foi feito com capital próprio, já que a empresa tem a política de reinvestimento de todo seu lucro, um exemplo disto foi à compra de outra jazida de calcário em meados dos anos 80, prolongando a capacidade produtiva, outro exemplo foi à compra de uma unidade industrial em Pantano Grande.
- Maturidade
A empresa, seguindo a busca por novos produtos e investimentos, permanece em crescimento não tendo sentido as características desta fase.
Quando Paulo Cioccari foi questionado a respeito desta circunstância relatou que ao observar empresas concorrentes que atingiram a maturidade, tem a certeza de que a busca por inovação e expansão são obrigatórias para uma empresa se manter atuante no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário