terça-feira, 8 de novembro de 2011

1. INTRODUÇÃO

A influência familiar apresenta grande participação e importância frente ao quadro empresarial. Nesse sentido, percebe-se que em nível mundial, empresas controladas e administradas por familiares são responsáveis por mais da metade dos empregos e, dependendo do país, geram de metade a dois terços do PIB. Uma vez que o Brasil apresenta entre seis e oito milhões de empresas, 90% das quais são empresas familiares (RICCA, 2007).
São questões importantes e muitas vezes conflitantes para as organizações como profissionalização, sucessão, políticas implementadas ao longo do processo que futuramente facilitam a gestão. O objetivo do trabalho é, portanto, fixar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula através do estudo de caso de uma complexa empresa familiar. Estudo este facilitado, pois um dos integrantes faz parte da propriedade e nos muniu das informações necessárias.
Este trabalho encontra-se dividido, além da presente introdução, em mais cinco partes. Na segunda parte apresenta-se o referencial teórico em que se apóia o estudo, abordando o modelo dos três círculos e a conceitualização e a finalidade de um acordo societário; a terceira parte comporta as características da empresa em estudo, seus dados gerais, sua denominação, a formação societária, o setor econômico de atuação, o número de unidades e seus principais produtos e serviços.
Em seguida, é descrito o modelo dos três círculos relacionado à empresa em estudo, cada eixo e seus elementos. Seguindo, aprofundaremos sobre a empresa através do estudo sumário do seu acordo societário e protocolo familiar. Quais os objetivos desse acordo, a missão da empresa, os itens do acordo, seus mediadores e árbitros. Finalmente comentaremos sobre o negócio da empresa, seus resultados alcançados no mercado e a evolução interna. Relataremos os benefícios do modelo dos três círculos e do protocolo familiar para a empresa. E por fim, nossa absorção com a confecção deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário